quarta-feira, 19 de outubro de 2011

 Quando propomos o desenvolvimento de projetos é inevitável a relação com a língua portuguesa, seja para pesquisa, para criação ou para registros.
A partir da questão central vislumbramos a relação com Educação Artística, quando tratamos das técnicas utilizadas na restauração. Também é possível abordarmos conteúdos de Geografia: as peculiaridades regionais, a cultura, as características físicas, econômicas e sociais da região. 
Além disso, quando nos referimos à peças (móveis) antigas podemos trazer questões históricas: a época da produção do móvel e todo o contexto histórico dessa sociedade, ao mesmo tempo remete-se a religiosidade do local, sendo possível explorar diferentes manifestações religiosas. 
Como apresentamos no blog, a região possibilita a otimização  de recursos recicláveis  e/ou naturais na producão artística, permitindo o desenvolvimento de conceitos/habilidades como ecologia e sustentabilidade.
Ainda encontra-se a alternativa para aliarmos conteúdos de Geografia, especificamente cartografia - mapas e matemática com escalas, distâncias e  unidades de medidas.  Já em Educação Física o tema oportuniza o conhecimento e a prática de danças e jogos típico, como por exemplo, a capoeira. 
Apesar de não termos respondido as dúvidas propostas no projeto e não termos confirmado algumas "certezas provisórias", fizemos muitas outras descobertas a partir do tema (temporiamente absurdo) sendo possível contemplarmos diversas habilidades e competências dos componentes curriculares. 

Um comentário:

  1. Oi gentes!
    Percebi muitas possibilidades no blog de vocês! Não fiquem frustradas, pois a ideia inicial parecia "pobre", de acordo com suas colocações. Porém, é muito interessante vislumbrar infinitas possibilidades que possam surgir de temas mais simples. Ficou muito legal!

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